Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Angatuba, 26 de março de 2019 | COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:
COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:
  • Nicolas Basile Rochel - MDB
  • Vereadores
    17ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    Nicolas Basile Rochel
Data: 15/02/2019 Hora: 00:00:00
Entrega de Título de Cidadão Angatubese ao Senhor Dr. José Angel Alvarez Ibarrola
Webline Sistemas

O Dr. José Angelo, assim como o conhecemos, nasceu em Oquendo, região basca da Espanha, no dia 1° de Março de 1950. Filho de José Alvarez Menende e Pilar Ibarrola Mendieta. É o primogênito de oito filhos e, tem como companheira de vida a brasileira, Curitibana Sra. Luz Consuelo de Sá Szlacht. Sua família migrou para o Brasil, fixando-se no estado do Paraná. Na capital, Curitiba, concluiu seus estudos formando-se médico pela Universidade Federal do Paraná.

                            Recém-formado, veio clinicar na Santa Casa de Angatuba, em novembro de 1975, permanecendo até outubro de 1976, quando voltou à Espanha a fim de se especializar em ortopedia e traumatologia.

                            Em 1979 retornou a essa Santa Casa e cuja estada perdurou até agosto de 1983, quando regressou ao seu País de origem a fim de nele fixar-se pela proximidade com a família que já havia retornado a Espanha. Nesse período, além do exercício da medicina, Dr. José Angelo ocupou também o cargo de Diretor Clínico do Hospital, participando ativamente junto com o Sr. Adolfo Neri, tesoureiro desta Instituição, nos trabalhos da construção da maternidade.        Na época, a Santa Casa ganhou status de reconhecimento pelo serviço que prestava à população local e comunidades vizinhas, sobretudo, pela humanização agregada ao mister de médico do Dr. José Angelo. Sua atuação no hospital não se limitou apenas à parte técnica; havia porém, uma relação afetiva, um grande zelo pela qualidade do serviço sendo respeitado pela sua coerência, competência profissional e postura ética.

                            O fato, porém, de residir no hospital fez com que o atendimento não ficasse desguarnecido, conduzindo esse mesmo atendimento com dignidade, generosidade, propagando o bem, aliviando as dores, curando os males… Com essa inédita residência, determinou ser tolerante com os diferentes, disposto a amenizar as desavenças, os conflitos próprios do ritmo cotidiano hospitalar.

                            Em 2001, no terceiro mandato do Prefeito José Emílio Carlos Lisboa, o Dr. José Angelo articulou a vinda de duas médicas Espanholas, as doutoras: Alícia e Rocio, especialistas em Saúde familiar para atenderem no serviço público de saúde municipal. Nesse período que as médicas aqui estiveram, além do trabalho desenvolvido, contribuíram sobremaneira, para melhorar o know-how na área da atuação básica de saúde, setor que a Espanha é reconhecida Internacionalmente.

                            É importante também ressaltar que para o Dr. José Angelo, além da missão médica a que se propôs, suas relações sociais, políticas, culturais e esportivas ultrapassaram os limites da Santa Casa para estabelecer fortes vínculos de amizade com muitas famílias locais, como também de relações de compadrio, entre outras. Consequentemente, seria uma forma de impedir que no futuro viesse fenecer o amor por Angatuba e a consideração aos seus estimados amigos; razão pela qual anualmente marca a sua presença entre nós.

Entretanto, nós, vereadores e cidadãos angatubenses, como o Vereador Carlos que além de descendente de imigrantes Italianos, também o é de Espanhóis, colonos que se fixaram em fazendas de café de Angatuba, no final do século XIX, por um viés da história, temos a honra de ser autores da concessão do título de Cidadão Angatubense a um médico espanhol que em nosso município participou e construiu boas histórias. Nossos antepassados e o Dr. José Angelo, filhos da mesma Pátria, embora sujeitos com diferentes trajetórias sociais, políticas, econômicas e culturais, em diferentes espaços físicos e temporais, honraram com os seus trabalhos a nossa querida Angatuba.

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 15-02-2019 00:00:00


Próxima Sessão

9ª Sessão Ordinária de 2019 - 01 de abril às 19:00h